Porque ter uma Assessoria de Investimentos?

1 | O Assessor de Investimentos é um profissional capaz de entender melhor o seu patrimônio, tanto financeiro como imobilizado.

2 | O Assessor de Investimentos lhe apresenta os investimentos disponíveis para o seu perfil de investidor.

3 | O Assessor de Investimentos trabalha de forma isenta, com acesso a uma plataforma com diversos investimentos, de diversos bancos.

4 | O Assessor de Investimentos não vende produto.

Nice to meet you.  Young business man standing in foreground extending hand for a handshake, his co-workers discussing business matters in the background

Dúvidas Gerais

Como funciona o serviço de assessoria de investimentos?

O serviço de assessoria é um serviço de orientação que compreende o auxílio ao investidor na identificação de uma carteira de investimentos ideal levando em consideração os produtos de investimentos disponíveis no mercado, perfil e objetivos do investidor, cenário econômico, custos e riscos.

Visa munir o investidor de informações para que ele possa tomar as melhores decisões e assim comprar investimentos que o levem ao alcance de seus objetivos.

Trata-se de uma orientação independente, cujo benefício principal é auxiliar o investidor quanto a seus investimentos.

Qual é o custo do serviço para o investidor?

Não há custos para o investidor.

Os produtos de investimentos dos bancos são vendidos por meio das próprias agências ou por canais diferenciados, como corretoras de valores, por exemplo.

Quando um investidor adquire um determinado investimento de um banco via serviço de assessoria, ele o faz por uma corretora. O banco paga uma comissão a corretora que repassa ao assessor de investimentos responsável pela venda ao cliente. Essa é a nossa remuneração.

Eu gostaria de saber detalhadamente todos os custos que terei ao investir

Como informado acima, a assessoria não gera custos ao investidor. Mas existem custos pertinentes às modalidades de investimento. Cada investimento possui seu custo, seja via corretora, via banco ou via qualquer outro lugar.

Exemplos:

  • Tesouro direto: possui custos da CBLC e de administração/custódia
  • Fundos de investimentos: taxa de administração e performance
  • Renda fixa: taxa de custódia (pode ser isento)
  • Ações: corretagem e taxa de custódia

Os custos mencionados acima existem tanto nos bancos quanto nas corretoras. E nosso serviço procura orientar sempre considerando esses custos.

O que garante que não serão indicados produtos que gerem mais comissões?

Os investimentos apresentados pela assessoria obedecem a uma análise prévia de perfil do investidor, que obedece a critérios mundialmente utilizados para assessoria de investimentos. Sendo assim, os investimentos apresentados como adequados ao investidor são feitos APÓS essa análise.

Além disso, nosso trabalho é baseado na educação financeira, através da produção constante de conteúdo para que o próprio investidor tenha cada vez mais informação e possa tomar a sua decisão também por conta própria de forma segura. Portanto, ao longo do trabalho, há uma transferência natural de conhecimento que capacita cada vez mais o investidor a tornar-se crítico e tomar a decisão que melhor lhe convier, com muito mais segurança.

Por fim, a remuneração da assessoria é recorrente. Sendo assim, manter o grupo de clientes satisfeito com os serviços prestados é uma necessidade de sobrevivência para o nosso negócio, sempre em busca de relacionamentos de longo prazo.

Como é prestado o serviço de assessoria de investimentos?

O serviço se inicia no momento em que o investidor faz a solicitação de atendimento.

Imediatamente após a solicitação, o investidor recebe um link personalizado, de acordo com o patrimônio informado, para que possa fornecer as informações que são essenciais para que seu assessor possa auxilia-lo.

Ao final do questionário, o investidor receberá automaticamente e imediatamente um estudo contendo uma carteira de investimentos com proporções adequadas para cada tipo de investimento de acordo com seus objetivos.

Após ter o estudo em mãos, o investidor pode tirar suas dúvidas e fazer os ajustes, se necessário, na carteira de investimentos.

A última etapa é a realização dos investimentos.

Posteriormente, o serviço está disponível sempre que o investidor julgar necessário, podendo entrar em contato quando precisar para tirar novas dúvidas.

Qual é o patrimônio mínimo para investir com a assessoria?

O valor mínimo é de R$ 1.000,00 (mil reais).

Os clientes do serviço de assessoria são segmentados em 4 grupos distintos que possuem necessidades diferentes:

– Assessoria Digital: investimentos de até 50 mil

– Assessoria On-Demand: investimentos entre 50 e 300 mil

– Assessoria Exclusiva: investimentos entre 300 mil e 1 milhão

– Assessoria Private: investimentos acima de 1 milhão

Tenho conta em outra corretora. A assessoria pode ser feita assim mesmo?

Não. Cada empresa de assessoria de investimentos, por lei, só pode ter contrato com uma única corretora. Assim sendo, caso você opte por manter os seus investimentos em outra instituição diferente da corretora com a qual trabalhamos, o serviço de assessoria não será prestado a você.

 

Se o serviço é independente, porque ele só pode ser feito por uma corretora?

O serviço é independente, pois a nossa assessoria é prestada com foco no que é o melhor para os nossos clientes de acordo com seus objetivos. A corretora com a qual temos contrato não possui qualquer interferência em nosso trabalho e, comumente, apresenta uma carteira sugerida “Carteira Sugerida XP”, que leva em consideração apenas seu perfil de risco, ficando assim as questões de objetivos individuais fora de questão, e é papel de seu assessor de investimentos auxilia-lo a construir um portfólio de investimentos adequado as suas necessidades individuais, isso é uma assessoria independente.

A nossa independência vem da nossa atitude de criticar qualquer produto, seja do banco que for ou mesmo, quando for o caso, da própria corretora com a qual trabalhamos.

A corretora, no nosso serviço, é meramente uma plataforma de investimentos que o investidor usará. Nossa opção é pela corretora XP, pois ela disponibiliza o maior número de investimentos do mercado. E isso nos permite atender melhor nossos clientes.

O nosso trabalho é o de orientação. A corretora é o lugar onde o investidor faz suas aplicações.

Após fazer o cadastro na corretora, como são feitos os investimentos?

Após a abertura de sua conta na corretora XP, você envia recursos da sua conta bancária para sua conta na corretora.

O dinheiro vai aparecer na sua conta na corretora e você poderá enxergá-lo pela sua área logada ao portal, mediante login e senha.

Com o dinheiro disponível na sua conta na corretora, você poderá fazer suas aplicações, exatamente da mesma forma como no internet banking do seu banco de relacionamento.

No entanto, o “internet banking” da corretora te permite aplicar em investimentos de vários bancos diferentes pelo mesmo portal.

Se eu precisar/quiser resgatar parte dos meus recursos da corretora, como devo fazer?

Primeiramente você vai escolher de qual dos investimentos você deseja resgatar o dinheiro em questão. A partir daí, você solicitará o resgate do montante desejado diretamente na sua conta na corretora.

Haverá o prazo de liquidação do resgate (cada investimento tem sua regra de resgate e liquidez) e o dinheiro será creditado em sua “conta corrente” na corretora.

A partir daí, você pode solicitar que o recurso seja transferido para sua conta bancária previamente cadastrada.

OBS: o dinheiro só pode sair da sua conta na corretora para uma conta bancária de sua titularidade, previamente cadastrada. Em hipótese alguma o dinheiro poderá ser enviado para contas bancárias de terceiros ou mesmo uma conta sua que não esteja previamente cadastrada.

Se eu quiser/precisar resgatar todo o meu investimento da corretora, como devo proceder?

Se por algum motivo essa necessidade ocorrer, você deverá baixar suas aplicações e fazer a transferência do dinheiro para sua conta bancária, a qualquer tempo, respeitando os prazos de liquidez dos produtos onde investiu.

Como faço para acompanhar os rendimentos das minhas aplicações?

Por meio da sua área logada. Por ela você poderá logar quando quiser e verificar o saldo atualizado do seu patrimônio.

Além disso, a corretora disponibiliza uma posição de histórico relativa sempre ao último dia útil de cada mês que você poderá consultar quando quiser, comparando a sua posição dos meses anteriores com a atual.

Você pode ver o portal de investimentos da XP neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A2pq-xAQfKA

 

A assessoria engloba todo tipo de investimento?

Prestamos assessoria para os investimentos no mercado financeiro que sejam feitos por intermédio da corretora com a qual temos contrato.

Caso suas necessidades envolvam outros fatores de planejamento financeiro pessoal, como imóveis, tributação, gestão de risco, planejamento sucessório (heranças, divórcios, etc.), nossa sugestão é a contratação de um Consultor Financeiro Pessoal independente.

Apenas para seu conhecimento neste tipo de serviço, o consultor combinará um honorário, normalmente a cobrança é de uma taxa fixa ao ano ou sobre um percentual (%) do patrimônio financeiro, ou seja, é um serviço muito custoso ao investidor.

  

Plano de Investimentos

Como é criado o carteira de investimentos para o investidor?

A Carteira de investimentos é criada imediatamente. Após solicitar o serviço de assessoria de investimentos, o investidor recebe imediatamente no email o link para o preenchimento do formulário de avaliação de tolerância ao risco com questões adicionais que visam identificar os objetivos e necessidades individuais.

Após preencher todo o formulário, que é formado de perguntas objetivas e que é preenchido num tempo aproximado de até 6 minutos, o sistema gera automaticamente a carteira de investimentos mais adequados a sua necessidade.

Eu gostaria de investir em determinado produto, mas ele não está na minha carteira. O que fazer?

Ao receber sua carteira de investimentos, será consideramos o seu montante, os custos envolvidos e o cenário econômico.

Às vezes sua intenção é fazer o seu investimento num determinado produto, mas existe um valor mínimo necessário para que aquele produto apresente determinada rentabilidade. Ou então que as taxas de retorno do investimento que você pensou fazer não estão favoráveis no cenário econômico atual. Ou mesmo que os custos de fazer aquele investimento estão impactando na rentabilidade de maneira significativa.

Porém, isso não impede que, ainda assim, você faça o investimento que deseja e ignore totalmente ou parcialmente a carteira de investimentos proposta. A decisão de investimentos é unicamente sua. Nesse caso nosso trabalho será o de te explicar sobre os riscos e demais informações que esse investimento possui, para que você tenha ciência total da sua decisão.

Em alguns outros momentos, há alguns poucos fatores que não são captados totalmente no questionário. Isso pode acontecer e, nesse caso, o contato com o assessor fará com que alguns pequenos ajustes sejam feitos no seu plano.

Eu não consigo ver a rentabilidade ou não conheço os produtos mencionados na carteira de investimentos

Para compreender os produtos do mercado financeiro é necessário que você se dedique um pouco ao seu aprendizado. Isso te levará a conhecer melhor o mercado financeiro e investir cada vez melhor, valorizando ainda mais o seu patrimônio.

Seu assessor de investimentos tem um papel importante na sua educação financeira, podendo lhe explicar em detalhes sobre cada tipo de investimento assim você entenderá muito bem cada produto e ficará mais seguro. É importante que invista seu tempo nesse aprendizado. Isso vai te economizar taxas pela vida toda além de te trazer maiores possibilidades de rentabilidade, ajustado ao seu perfil de risco.

O material detalhado de todos os produtos está disponível na área logada da sua conta na corretora e você poderá ver tudo antes de qualquer aplicação. Basta fazer o seu cadastro na corretora, que também não possui qualquer custo ou tarifas mensais.

Recomendamos fazer o seu cadastro na corretora XP Investimentos com o nosso atendimento para conhecer mais detalhes dos produtos.

Mensalmente pretendo guardar mais dinheiro. Como aplicarei esses valores adicionais?

A sua carteira de investimentos é orientada para curto, médio e longo prazo, podendo sofrer alterações no decorrer do caminho de acordo com modificações nos cenários econômicos.

Por padrão, aplique os valores adicionais nos mesmos produtos mencionados no estudo, sempre olhando para manter as proporções originais da carteira nas classes de ativos.

  

Impostos

Como lançarei meus investimentos na minha declaração de IR?

Anualmente a corretora disponibilizará pra você, na sua área logada, todos os informes oficiais e obrigatórios para imposto de renda para que possa fazer os lançamentos.

No caso de operações em bolsa de valores, convém lembrar que o investidor é responsável pela apuração dos lucros e prejuízos mensalmente, apurar o imposto devido e realizar o pagamento mensal do DARF.

  

Atendimento

Como é o atendimento no serviço de assessoria?

Inicialmente o investidor precisa preencher o questionário de perfil de investidor e receber a sua carteira de investimentos.

Posteriormente há o atendimento do assessor, onde são discutidos eventuais ajustes e o esclarecimento de dúvidas sobre os produtos que o investidor deseja adquirir.

Uma vez feita a alocação dos recursos, o investidor terá acesso, sempre que precisar, ao seu assessor, podendo contatá-lo para tirar novas dúvidas e obter orientação para novos aportes, resgates e outras situações que por ventura venham a se modificar em sua vida financeira.

Como eu posso consultar o meu assessor de investimentos?

s investidores são enquadrados em segmentos, de acordo com o patrimônio que investem com a assessoria:

Assessoria Express – investidores com até 50 mil reais

O atendimento é feito por meio dos canais eletrônicos: email, chat online e aplicativo para smartphone

Assessoria On-Demand – investidores com 50 mil a 300 mil reais

O atendimento é feito com um assessor conforme a sua demanda pelos seguintes canais: email, chat online, aplicativo para smartphone e telefone

Assessoria Exclusiva  – investidores com 300 mil a 1 milhão de reais

O atendimento é feito com um assessor exclusivo pelos seguintes canais: email, chat online, aplicativo para smartphone e telefone

O portfólio de produtos contempla também opções destinadas exclusivamente a investidores do segmento Exclusivo.

Assessoria Private – investidores com mais de 1 milhão de reais

Todos os serviços disponíveis para o cliente Assessoria Exclusiva.

Monitoramento constante do portfólio do investidor, com reuniões periódicas definidas.

Que tipo de acompanhamento é feito na minha carteira de investimentos?

Seu assessor de investimentos, a depender da sua segmentação de atendimento, terá como regra contata-lo com determinada periodicidade, para lhe orientar sobre novos investimentos ou até mesmo oportunidades que possam existir para o teu perfil.

Os investidores são enquadrados em segmentos, de acordo com o patrimônio que investem com a assessoria:

Assessoria Express – investidores com até 50 mil reais

O atendimento é feito por meio dos canais eletrônicos: email, chat online e aplicativo para smartphone

Assessoria On-Demand – investidores com 50 mil a 300 mil reais

O atendimento é feito com um assessor conforme a sua demanda pelos seguintes canais: email, chat online, aplicativo para smartphone e telefone

Assessoria Exclusiva  – investidores com 300 mil a 1 milhão de reais

O atendimento é feito com um assessor exclusivo pelos seguintes canais: email, chat online, aplicativo para smartphone e telefone

O portfólio de produtos contempla também opções destinadas exclusivamente a investidores do segmento Exclusivo.

Assessoria Private – investidores com mais de 1 milhão de reais

Todos os serviços disponíveis para o cliente Assessoria Exclusiva.

Monitoramento constante do portfólio do investidor, com reuniões periódicas definidas.

E no caso dos investimentos em ações? Como receberei orientação?

As posições da carteira de ações do investidor, quando ele manifesta um perfil condizente com tal investimento, são sempre apresentadas com opções de exposição fundamentalista, via fundos de investimentos em ações com essas características.

Caso o investidor queira montar uma carteira própria de ações, ele deverá fazer suas análises e montar suas posições no mercado. Para isso ele conta com relatórios periódicos da corretora, os quais terá acesso sempre que necessário, pela área logada.

Caso o investidor manifeste interesse em fazer operações especulativas de curto prazo, deverá também executar suas estratégias direto na plataforma de negociação de bolsa (XP PRO ou Home Broker), segundo suas próprias análises. Poderá também contar com os relatórios da corretora para tal finalidade, disponíveis em sua área logada.

O que é a XP Advisory?

XP Advisory é a área da XP Investimentos responsável por fundos exclusivos e gestão patrimonial. A estrutura da área, as soluções de investimentos para clientes com patrimônio elevado e como a equipe da XP Advisory auxilia os assessores de investimentos credenciados à XP.

Veja o vídeo:

Quais os serviços e soluções de investimentos oferecido pela XP Advisory?

A área é focada na gestão profissional de mandatos exclusivos no Brasil e no exterior.
Veja abaixo os diferenciais para clientes de carteiras e fundos exclusivos:

Veja abaixo as estruturas de investimentos e mínimos para acessar este equipe:

  

Segurança

Que segurança eu possuo com a assessoria?

Regulamentação da atividade:

A atividade de assessoria de investimentos é regulamentada pela CVM e os profissionais e empresas autorizados a exercê-la, o fazem seguindo a Instrução CVM 497/2011.

Todos os assessores de investimentos devem possuir o nome na lista de agentes autônomos de investimentos disponível no site da CVM.

Segurança quanto ao dinheiro do investidor:

O investidor, para ter a assessoria, deve fazer o seu cadastro na corretora de valores XP Investimentos CCTVM S/A, devidamente fiscalizada pelos órgãos competentes.

Todos os investimentos são feitos pelo investidor na sua própria conta na corretora, em seu próprio nome, por ele próprio, contando sempre com o auxílio da assessoria de investimentos para a escolha dos produtos, tirando todas as dúvidas necessárias.

O investidor envia recursos de sua conta bancária, no seu CPF, no seu banco de relacionamento para sua conta na corretora XP. E os resgates que venha a fazer SÓ PODEM ser realizados também para sua conta bancária previamente cadastrada.

Fluxo do dinheiro:

Aplicações:

– Conta bancária do investidor > corretora > investimentos

Resgates:

– Investimentos > corretora > conta bancária do investidor

E se alguém invadir meu computador e capturar meus dados de acesso? Que riscos eu corro?

O sistema da corretora é criptografado e possui a mesma segurança de qualquer site de banco. Por isso, tenha cuidado com a guarda dos seus dados de acesso.

Lembre-se de que dinheiro de sua conta na corretora só pode ser retirado para uma conta bancária previamente cadastrada e no seu CPF.

Sendo assim, não há qualquer possibilidade de risco quanto aos seus recursos.

O meu assessor de investimentos possui acesso aos dados de minha conta na corretora?

Sim. Possui acesso por ser um profissional legalmente autorizado a isso, de acordo com as normas da legislação vigente, possuindo compromisso perante os órgãos reguladores.

Vale ressaltar que este acesso é feito através dos sistemas disponibilizados pela instituição financeira e não diretamente pela conta do cliente. NUNCA DE SUA SENHA AO SEU ASSESSOR DE INVESTIMENTOS.

Além disso, o assessor de investimentos possui contrato com a corretora que seus clientes utilizam.

O meu assessor de investimentos pode fazer movimentações na minha conta na corretora?

Em algumas situações sim. Mas todas elas devem ser expressamente determinadas por você. Todas as movimentações feitas por um assessor na conta de um investidor são passíveis de auditoria dos órgãos reguladores.

De toda forma, há muitas modalidades que precisam de sua assinatura eletrônica para execução e nesses casos nem o assessor poderá executá-las. Somente e tão somente você, em sua área logada.

Na nossa forma de atendimento, nós entendemos que o próprio investidor deve manipular sua própria conta, fazer suas aplicações, resgates e movimentações.

O foco do nosso trabalho é, portanto, o auxílio e orientação para que você, investidor, possa tomar as melhores decisões com relação ao seu patrimônio.

Portanto, na nossa forma de prestar a assessoria, o nosso entendimento é que as movimentações na conta devem sempre ser feitas prioritariamente pelo próprio investidor.

O que aconteceria com meu dinheiro se a New York Capital viesse a encerrar suas atividades?

Absolutamente nada. Os seus recursos encontram-se investidos por meio da sua conta na corretora. Dessa forma, o trabalho da assessoria é prestado apenas para orientação. Nenhum recurso do investidor é enviado para contas da NY Capital ou de qualquer sócio ou assessor de investimentos.

Os recursos são enviados sempre para a corretora, que é uma instituição financeira devidamente regulada e fiscalizada pelos órgãos competentes, que compõem o sistema financeiro nacional.

Se algo tão improvável como isso acontecesse, você continuaria tendo acesso normal aos seus investimentos por meio de seus dados de acesso e poderia movimentá-los tranquilamente.

E se a corretora onde está o meu dinheiro falir?

As corretoras são instituições intermediárias. Isso significa que o dinheiro enviado pelos investidores pra ela apenas ficam em sua conta enquanto não são aplicados.

Após aplicação nos investimentos selecionados pelo investidor (ações, tesouro direto, fundos de investimentos, ativos de renda fixa e etc.), o recurso não fica mais na corretora.

Sendo assim, caso ela porventura venha a falir, o investidor deverá escolher uma nova corretora para continuar o seu relacionamento e os seus investimentos terão a custódia transferida, ou poderá resgatá-los diretamente, sem que passem pela corretora.

  

Solicite seu Atendimento com um Assessor

Caso queira conhecer mais sobre como a NY Capital e seus assessores podem lhe ajudar a investir melhor, entre em contato pelo botão ao lado.